Imagem: Freepik
Com a rápida evolução do cenário tecnológico e as transformações sociais e econômicas em curso, estamos testemunhando uma era de mudanças sem precedentes. Mudanças que estão impulsionando novas carreiras, algumas das quais seriam inimagináveis há apenas alguns anos e outras que ainda nem imaginamos que existirão.
Seja você alguém em busca de novos desafios, em transição de carreira ou um recém-chegado ao mercado de trabalho, há um vasto leque de oportunidades para explorar, desde cargos gerenciais até funções operacionais.
Entre as profissões emergentes estão papeis como Gestor de Projetos Tecnológicos, Consultor em Transformação Digital, Gestor de IA para Smart Cities, Hacker de Segurança, Programador de Machine Learning, entre outros. Além disso, a crescente importância da gestão de dados e análise está criando uma demanda significativa por profissionais qualificados em áreas como Gestão de Dados e Analytics.
E as transformações não se limitam à criação de profissões. A evolução tecnológica também está impactando diretamente as carreiras existentes, tornando o conhecimento em áreas como Inteligência Artificial essencial para o sucesso profissional.
À medida que nos adaptamos a essas mudanças, também precisamos lidar com o desafio da obsolescência de certas profissões, à medida que a automação e outras tecnologias substituem e devem substituir mais ainda outras profissões. Há quem diga que ela já é capaz de assumir o papel de liderança, até de um CEO, com resultados significativos.
Embora esse movimento de nascimento e morte de profissões não seja uma novidade por si só, o que assusta é a sua velocidade e magnitude. Para contrapor o sentimento de incerteza, uma premissa já parece certa: encarar as mudanças de frente e com rapidez! Abraçar a inovação e buscar dominar as novas tecnologias, além de fazer uso da análise de dados e ser adepto a uma cultura de economia sustentável fazem parte dessa conduta.
Como a reflexão que propus neste texto sobre o avanço da IA e as tecnologias disruptivas relacionadas, o potencial que elas oferecem é imenso. Usá-los de forma benéfica está em nossas mãos. Cabe, então, estarmos atentos e buscarmos formas de aproveitá-las ao máximo. Adaptabilidade, pró atividade e busca constante por conhecimento são fundamentais para prosperar em um ambiente tão dinâmico.
Embora não haja respostas prontas e fórmulas de sucesso para esse cenário tão complexo e disruptivo, pra mim o caminho está naquilo que mais nos diferencia da tecnologia, mas que em busca de alta performance, produtividade a todo custo e na tentativa de “correr” atrás, acabamos deixando em segundo plano: nossa humanidade!
E você, quais medidas têm tomado para se manter atualizado em sua carreira ou área de atuação e estar preparado para as demandas do futuro? O que deve nos manter no controle de nosso próprio desenvolvimento em meio ao avanço exponencial da inteligência artificial?
Escrito por Fredy Schneider, Diretor comercial na SEMAC
Publicado originalmente no Linkedin