Momento positivo do setor moveleiro deixa mercado otimista

Confiança dos setores industriais avança com avaliação mais positiva da economia brasileira.

Após o susto em 2020 com o início da pandemia, o setor moveleiro foi impulsionado pelas adaptações dos lares ao home office e pelo olhar mais atento do consumidor a sua própria moradia. O cenário segue se refletindo na confiança da indústria. Dados publicados em setembro no Portal da Indústria mostram que tal índice avançou em 27 de 29 setores, em cinco regiões do Brasil e em todos os portes da indústria em 2022. Além disso, pela primeira vez desde fevereiro de 2020, todos os setores analisados avaliam de maneira positiva ou neutra as condições atuais da economia brasileira.

O avanço foi influenciado pela avaliação dos empresários acerca das condições atuais da economia brasileira na comparação com os seis meses anteriores. Cenário que se mostrou positivo em todas as camadas da indústria, exceto a de veículos automotores.

Investimentos no setor moveleiro

Em agosto, o setor moveleiro também registrou elevada expansão da atividade e do emprego. O levantamento aponta que o nível de atividade da Construção alcançou 55 pontos no referido mês, acima da linha divisória dos 50 pontos, indicativo de expansão da atividade frente a julho. Vale destacar que é o terceiro mês consecutivo de expansão, além de se tratar de um nível historicamente elevado para um único mês. A última vez em que houve uma ampliação dessa magnitude foi em agosto de 2010. 

Com impacto substancial nas vendas de móveis no Brasil, a construção civil brasileira, de modo geral, também vive um momento de otimismo, como mostra a variação acumulada de 12 meses do volume de vendas de materiais de construção que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou a 2,9% no último ano. 

A intenção de investimento da construção segue a tendência, registrando a terceira alta mensal consecutiva, refletindo na intenção de investimento do setor moveleiro. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, foram R$ 2,16 milhões investidos em 2021.

Para os próximos meses, os empresários da construção permanecem com expectativas positivas para todos os setores ligados ao moveleiro. Segundo os dados divulgados, a construção espera alta da compra de insumos e matérias-primas, do número de novos empreendimentos e serviços, da atividade e do emprego nos próximos meses. A Semac representa no Brasil e na América Latina a marca alemã Wilpu, fabricante de uma linha completa de Serras Copo, Lâminas de Serra Sabre e Lâminas de Serra Tico-tico, produtos muito utilizados no setor moveleiro.