Setor automotivo recebe mais de R$ 3,5 bilhões no Paraná

Photo by carlos aranda on Unsplash

Renault, Volvo e Audi irão investir em pesquisa, novos produtos e expansão, desenvolvendo o setor automotivo no País. 

Máquinas europeias são um grande diferencial competitivo. Países como Alemanha, Áustria, Suíça e Itália oferecem tecnologia de ponta para as mais variadas indústrias. Entre elas estão aeroespacial, naval, alimentício, farmacêutico e automotivo. Este último, que receberá investimentos expressivos nos próximos anos em todas as regiões do Brasil, mostrou força na retomada em 2022. 

Apenas no Paraná, estado no qual estão instaladas indústrias de todos os níveis de fornecimento do setor automotivo, houve investimento de mais de R$ 3,5 bilhões em pesquisa, novos produtos e expansão. Para os próximos anos, as montadoras, como Renault, Volvo e Audi, presentes no estado, já anunciaram novos investimentos que têm impacto direto na evolução da indústria e na economia.

No que se refere à produção de autoveículos, para o triênio 2022-2025, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) afirmou que a tendência é de movimentos positivos em toda a cadeia automotiva. Em comunicado à imprensa, informou que na soma dos meses de julho, agosto e setembro, a produção de autoveículos foi de 665 mil unidades, 11,6% a mais que no trimestre anterior. 

Vale lembrar que entre 1990 e 2019, o número de veículos produzidos na região aumentou 97 vezes, de 4,5 mil unidades para 442,7 mil, chegando ao patamar de segundo maior fabricante de automóveis, caminhões e picapes do País. Embora a pandemia tenha abalado as produções, neste ano, até o mês de junho, o setor automotivo já aparece na quinta posição em relação aos produtos paranaenses exportados.

Além disso, após comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motors (GWM) anunciou um investimento de R$ 10 bilhões no prazo de uma década. De acordo com a montadora, a meta é desenvolver fornecedores locais para que os modelos fabricados no Brasil tenham índice de nacionalização de 60%. 

O Governo Federal também fez um movimento com o objetivo de aumentar a produtividade, competitividade e eficiência da logística no País. Em setembro, foi instituído o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária, o Programa Renovar. Trata-se de uma iniciativa – que já está em andamento – de renovação da frota de caminhões, ônibus e implementos rodoviários com o foco de impulsionar o setor no Brasil.

Investimentos no setor automotivo no Paraná

Em 2020, devido ao auge da pandemia da Covid-19, o setor automotivo sentiu consideravelmente os efeitos da crise. A recuperação, em termos nacionais, começou no quarto trimestre e apresentou um avanço no ano seguinte, com algumas paradas em razão da falta de insumos, especialmente de componentes semicondutores. 

Os efeitos das peças escassas ainda prevalecem em alguns pontos. De acordo com informações do Estadão, começaram a surgir os primeiros sinais de mudanças nas cadeias de abastecimento da indústria no País, impulsionados pela pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Neste cenário, a indústria brasileira aplicou esforços em projetos que se referem à implantação de novas fábricas para ficar menos dependente dos países daquelas regiões. Fato que pode gerar mais empregos e diminuir custos de importação e fabricação, além de elevar a produção. Outro ponto importante é a chegada dos novos investimentos de empresas europeias no Brasil, trazendo novidades e tecnologia para desenvolver o setor nacionalmente. 

Renault

No final de junho, a fabricante anunciou que irá investir R$ 2 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais/PR. A empresa produzirá a plataforma modular CMF-B, voltada para veículos compactos. 

Além de servir de base para a renovação do Duster, a plataforma será aplicada no Bigster (um SUV de 7 lugares baseado no Duster) e em um inédito SUV compacto, cujo projeto deve aproveitar muito do Dacia Stepway europeu.

Volvo

Em razão dos resultados satisfatórios obtidos no Brasil, a Volvo anunciou um novo investimento por aqui. A quantia de R$ 1,5 bilhão será aplicada até 2025, sendo a maioria dos recursos voltada para pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços nos segmentos de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais.

Em 2021, a Volvo vendeu 21,8 mil caminhões no Brasil, resultando em uma alta de 45,7% frente ao ano anterior. O desempenho acompanhou o crescimento de 43,5% do mercado de caminhões, que emplacou 128,7 mil veículos no ano passado.

Audi

Depois de um breve período de interrupção para atualização do portfólio de modelos, a Audi revelou que irá investir R$ 100 milhões para retomar a produção de veículos na fábrica de São José dos Pinhais/PR. Segundo a empresa, os recursos serão utilizados na modernização da linha de montagem, como novas máquinas, ferramentas, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação, além da infraestrutura.

Neste cenário de otimismo, representando o melhor da Europa em máquinas industriais e equipamentos, a Semac disponibiliza no mercado máquinas para a fabricação de sistemas de exaustão, reservatórios de ar, tanques de combustível, carcaça dos motores, carenagem veicular, entre outras peças fundamentais para o pleno funcionamento das operações automobilísticas. 

Clique aqui e conheça as diferentes soluções em máquinas e equipamentos industriais por área de atuação.