5 tendências para o setor industrial em 2023

A chegada de um novo ano é o convite para refletir e fazer novos planos. E não seria diferente para o setor industrial. Até porque, se 2022 foi marcado por momentos de otimismo com o crescimento da produção industrial, embora ainda abaixo do período pré-pandemia, a tendência de 2023 é consolidar ainda mais esse movimento. 

Em relação a Indústria latino-americana, o próximo ano trará grandes desafios e, por isso, pode haver o surgimento de muitas oportunidades para as empresas desse segmento. Sendo assim, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) projeta um crescimento industrial de 0,8%. Já a indústria de transformação crescerá 0,3% com o desempenho de setores diferentes, por exemplo, os produtores de bens mais sensíveis à renda podem apresentar performance melhor do que setores com produtos mais sensíveis ao crédito, que terão mais dificuldades devido às altas taxas de juros.

Conforme a avaliação do CNI, para impulsionar esse crescimento, é preciso intensificar os esforços em prol da competitividade e da inovação. Iniciativas estas que já estão em curso. No terceiro trimestre de 2022, por exemplo, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) identificou 77 anúncios de investimentos industriais, totalizando R$ 89 bilhões.  

Neste cenário, a automação será uma das protagonistas no setor, sendo ainda um reflexo do impacto da pandemia, já que houve uma aceleração da digitalização de operações e processos. 

Tecnologia e a união com o setor industrial 

As projeções para a indústria em 2023 devem seguir a base deste ano, vindas de desdobramentos de 2021 e 2020, especialmente por conta da pandemia de Covid-19. As indústrias já estão usando alguns recursos tecnológicos, como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, no entanto o avanço e os investimentos prometem aprimorá-las ainda mais, ganhando destaque e se tornando importantes em 2023.

1. Transformação digital

Passados ​​10 anos do surgimento da Indústria 4.0, o setor ainda se encaminha para a consolidação prática desse conceito. A transformação digital, que inclui o uso de recursos como realidade virtual e aumentada, inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IOT) e blockchain, são serviços que crescerão ainda mais ao longo de 2023. 

2. ESG

O conceito por trás da sigla (Environmental, Social and Governance) está cada vez mais relevante nas indústrias, principalmente, quando se trata de critérios de governança. Essa é uma tendência importante, visto que as empresas mantêm o interesse em ter práticas sustentáveis bem fundamentadas como critério para definir se uma marca é socialmente consciente, responsável e bem gerida. 

3. Metaverso

A adoção do Metaverso se intensificará, devido a tecnologia ajudar na obtenção de resultados focados na experiência do cliente, sem que os testes de produtos e serviços tenham impacto nos conceitos estabelecidos pelo ESG. Além disso, esse universo digital possibilitará identificar com maior precisão se o produto tem capacidade de atender o consumidor ou não, o que aumentará sua assertividade junto ao público-alvo.

4. Rede 5G

Uma das principais vantagens dessa tecnologia é que ela permite uma cobertura mais ampla e eficiente, sendo assim, os processos industriais tendem para a agilidade. Graças a esta funcionalidade, será possível integrar de forma mais eficaz as operações realizadas nas fábricas. Além disso, com um processamento de dados muito mais rápido, as informações obtidas dos sistemas de gerenciamento de arquivos tornam-se fundamentais para a tomada de decisões.

5. Supply Chain

Parte das tendências será a segurança dos dados de toda a cadeia produtiva com foco na redução de custos logísticos. De acordo com o relatório Top Strategic Technology Trends 2023, divulgado pela Gartner, 75% das maiores empresas do mundo usarão robôs inteligentes interlogísticos até 2026, este que, até então, eram usados apenas na logística, mas passará a fazer parte do chão de fábrica.

Desse modo, segundo o vice-presidente da Rockwell Automation para a América Latina, Gustavo Zecharies, e a diretora Regional de Marketing, Alejandra Quevedo, em 2023 as indústrias terão que entender onde estão em relação ao uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, como avançar para o próximo nível operacional, centralizar suas operações e monitorar remotamente o que está acontecendo em suas diversas plantas, além de buscar um sistema de segurança ideal para protegê-los de ataques cibernéticos.