Nos céus do amanhã: carros voadores e o plano de revolução no transporte

Imagem: Freepik

Corrida pelos carros voadores, os eVTOLs, está a todo vapor. Tornar a inovação realidade passa pela indústria.

A ideia de carros voadores é recorrentemente trazida por desenhos animados e filmes de ficção científica como recurso para ilustrar um futuro inovador e altamente tecnológico. No entanto, o que parecia uma fantasia distante já é uma realidade com as aeronaves eVTOL (Electric Vertical Takeoff and Landing), que devem dar início à uma revolução na maneira como nos deslocamos no espaço aéreo urbano. Projetadas para decolar e pousar verticalmente por meio de propulsão elétrica gerada por motores, o modelo elimina a necessidade de pistas de decolagem e aterrissagem convencionais. Além do aspecto funcional, o design futurista dessas aeronaves também chama a atenção. Mas voar em um carro pode se tornar parte da vida cotidiana?

No que depender do setor privado, sim. Praticamente todos os principais fabricantes e gigantes da aviação e startups espalhadas pelo mundo entraram numa corrida milionária, inclusive, no Brasil. A brasileira Eve Air Mobility, subsidiária brasileira da Embraer que produz aeronaves, anunciou uma parceria com a DHL Supply Chain para estudar as demandas da cadeia de suprimentos, visando obter a certificação e autorização para transporte aéreo até o início de 2026. Na China, a Aero HT, divisão de eVTOLs da fabricante de carros elétricos XPeng, obteve a licença do governo chinês para operar voos tripulados no X2 e, segundo a empresa, o carro voador é o primeiro a ser pilotado por humanos a conseguir uma licença na China.

Empresas como a americana Doroni Aerospace promete entregar carros voadores para clientes individuais já no primeiro trimestre de 2024, a um preço de US$ 150 mil. A Volocopter planeja iniciar seus serviços em alguns países em conjunção com grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2024, enquanto a Joby Aviation tem como objetivo iniciar seu primeiro serviço regular em 2025, durante a World Expo 2025, que será realizada na cidade de Osaka, no Japão.

Para os entusiastas, uma série de empresas, como ArcherAskaBartini, DufourEhangJaunt Air MobilitySkyDriveUber AirVertical AerospaceVolocity e XPeng – Aeroht, também estão trabalhando diligentemente para tornar os carros voadores realidade. É o futuro da mobilidade se transformando diante de nossos olhos.

Escrito por Fredy Schneider, Diretor comercial na SEMAC
Publicado originalmente 
no Linkedin