Perspectivas 2024: tendências e transformações na indústria global

Imagem: Freepik

O cenário industrial global para 2024 revela um tabuleiro complexo, onde oportunidades e desafios entrelaçam-se, criando um terreno propício para transformações significativas.

Enfrentando dilemas cruciais, a indústria norte-americana está no epicentro de transformações fundamentais. A escassez de mão de obra se consolida como um desafio premente. Estratégias tradicionais como flexibilidade de horários e aumentos salariais revelam-se insuficientes diante da urgência por talentos qualificados. Nesse contexto, a inovação emerge como a solução vital, incorporando ferramentas digitais, inteligência artificial e programas de colaboração com aposentados.

A jornada rumo ao metaverso industrial também se destaca, evidenciando a revolução digital como imperativa para a sobrevivência em um cenário econômico incerto. As fábricas inteligentes não são apenas tendências passageiras, mas o pilar para enfrentar desafios como a escassez de mão de obra. A digitalização das cadeias de suprimentos torna-se vital, sublinhando o potencial revolucionário do metaverso para transformar a visão e fortalecer a resiliência.

Os serviços pós-venda despontam como o “coringa na manga” da indústria, com realidade aumentada e manuais virtuais tornando-se ferramentas essenciais. Na busca por um futuro sustentável, a eletrificação e descarbonização apresentam desafios, mas também oportunidades, especialmente com o apoio de financiamento federal e incentivos. Parcerias externas, investimentos em tecnologias de baixo carbono e divisões especializadas são apontados como caminhos para um portfólio de produtos sustentáveis.

Já no nosso lado, o cenário econômico de 2024 na indústria nacional promete crescimento, onde a digitalização do chão de fábrica destaca-se como diferencial competitivo. A presença das indústrias no e-commerce, sob modelos B2C e D2C, emerge como uma estratégia crucial, exigindo planejamento cuidadoso para não comprometer a operação existente. A evolução da pauta ESG ganha relevância, requerendo conscientização, capacitação e adaptação a regulamentações em constante mudança.

À medida que nos projetamos em 2024, as perspectivas setoriais globais revelam um panorama dinâmico. Na indústria automotiva, antevê-se um aumento significativo nas vendas de veículos elétricos, impulsionado pela demanda chinesa, alcançando 14,9 milhões de unidades. No setor de bens de consumo e varejo, varejistas tradicionais capitalizam ofertas e turismo internacional, mantendo a relevância das experiências físicas enquanto expandem sua presença online.

O consumo de energia liderado pela Ásia projeta um aumento de 1,8%, enquanto a busca global por energias renováveis cresce notavelmente em 11%, indicando uma transição positiva para fontes mais sustentáveis.

No setor tecnológico, investimentos em inteligência artificial enfrentam desafios regulatórios e tensões geopolíticas, com líderes em semicondutores diversificando no Ocidente.

Em síntese, 2024 delineia um cenário dinâmico onde a inovação e adaptabilidade serão cruciais para o sucesso em um ambiente empresarial em constante evolução. Estamos no limiar de uma nova era na indústria, prontos para liderar, aprender e prosperar, navegando com confiança e visão neste oceano de oportunidades e desafios industriais.

Que a próxima fase seja aquela em que abraçamos as mudanças, adotamos inovações e forjamos um futuro inteligente, eficiente e consciente para a indústria global

Escrito por Fredy Schneider, Diretor comercial na SEMAC
Publicado originalmente 
no Linkedin